Papilomatose: como prevenir e tratar as verrugas na pele dos bovinos
Guia de Doenças | 30 de novembro de 2016A papilomatose é uma doença que acomete principalmente os animais jovens, mas nada impede de atingir animais mais velhos. É uma enfermidade que ataca o gado deixando o couro coberto por verrugas (os chamados papilomas). A papilomatose é contagiosa e de fácil transmissão, basta uma imunusupressão e lesões de pele, que podem ser ocasionados por grandes infestações de carrapatos e moscas. Lesões causadas por tosquiadeiras dentre outros objetos cortantes podem abrir portas para os papilomas também.
Os animais com baixa imunidade são os mais propensos a adquirirem a papilomatose. Essa deficiência no sistema imunológico pode ser provocada por um desequilíbrio nutricional, manejos excessivos, ambientes com baixa ventilação, falta de higiene e estruturas inadequadas.
Também conhecida como Verruga, Figueira, Verrucose, Epitelioma contagioso e Fibropapilomatose, a papilomatose é uma doença infecto contagiosa e apresenta elevada prevalência nas mais variadas regiões do país.
Características
Os papilomas e verrugas podem variar de quantidade e de tamanho, podendo apresentar coloração que varia do branco acinzentado ao negro. As regiões do corpo mais afetadas normalmente são: cabeça, pescoço, região dos olhos e tetos, mas também podem ser encontrados na boca, língua, esôfago (provocando timpanismo crônico), bexiga (hematúria crônica) e região genital.
A papilomatose desvaloriza o animal no momento da venda, por estar com o couro depreciado e também porque o animal se torna um foco da doença, sendo um risco a incorporação do mesmo em um plantel estável. Os papilomas encontrados nos tetos dificultam a ordenha e a higiene do mesmo, assim tetos contaminados por papiloma podem ser mais propensos a desenvolver mastites, além de predispor o animal a ter feridas e miíases.
Cuidados
A pele é um órgão com muitas funções, como por exemplo, barreira de proteção, válvula para troca calórica e local para excreção (suor, ácidos graxos, etc). A pele estar 100% saudável é muito importante para a normalidade funcional do animal.
Tratamento
Por ser uma doença contagiosa, o primeiro passo é separar os animais acometidos do rebanho saudável, evitando assim a transmissão do vírus para o resto do rebanho. Ao fazer isso já é mais fácil de manter o controle da doença.
Indicado para prevenção e tratamento dos papilomas (verrugas), o Papilomazin restaura a higidez da pele. Os medicamentos que integram o Papilomazin estimulam o sistema imunológico de maneira que os papilomas param de crescer e começam a regredir até desaparecer completamente.
COMENTÁRIOS
PECUÁRIA FORTE TV
O que é bom para controlar a mastite no gado?
Melhor pomada para ferida em cavalo
Confinamento ZERO laminite nem rejeição ao cocho