Vaca com dois bezerros

PECUÁRIA DE LEITE: REPRODUÇÃO É OUTRO “TAMBO” QUE PRECISA SER CHEIO

Girolando | Pecuária de Leite | Reprodução | 21 de maio de 2020

O lucro da sua propriedade está diretamente ligado ao índice reprodutivo.

Na produção de leite os índices reprodutivos estão diretamente relacionados à lucratividade da propriedade. Baixo desempenho reprodutivo, com idade avançada ao primeiro parto e um intervalo muito longo entre os partos, leva a uma menor produção. O contrário é inversamente proporcional, ou seja, vacas com menor intervalo entre partos ao longo da vida, bem como novilhas com menor idade ao primeiro parto representam uma maior produtividade (litros de leite por hectare/ano).

Vários são os fatores que interferem no processo reprodutivo, destacando-se fatores como:

Anestro nutricional, neste caso os animais não manifestação cio, devido a um desequilíbrio nutricional relacionado a falta de alimentação adequada. É importante entender que a reprodução é um “artigo de luxo” dentro das prioridades, o que o animal ingere vai primeiramente para sua manutenção. Por tanto um animal mal nutrido não vai ciclar adequadamente.

A mão-de-obra também é um fator importante no processo reprodutivo, principalmente em propriedades que se realizam Inseminação Artificial. A mão de obra deve ser capacitada para a identificação do cio das vacas. A falha no processo leva a queda na taxa de inseminação, concepção e por consequência menos prenhez.

Doenças Reprodutivas

A ocorrência de doenças reprodutivas é outro desafio, pois leva a queda na fertilidade de vacas leiteiras. Doenças como Brucelose, Leptospirose, IBR e BVD, são algumas das doenças que interferem na reprodução. É preciso um manejo sanitário na propriedade para evitar a ocorrência destas doenças, bem como cuidados na aquisição de novos animais, que podem já estar infectados.

Infecções como metrites e a ocorrência de traumas relacionados ao trato reprodutivo também podem interferir na fertilidade das fêmeas.

Cuidados no manejo pré e pós parto, oferecendo uma nutrição adequada para estas fases e um local limpo e adequado para o parto, são cuidados importantes para diminuir os riscos tanto para a mãe quanto para o bezerro. Da mesma forma, o conforto térmico também deve ser observado, a fim diminuir o estresse e promover condições favoráveis ao bom funcionamento do organismo.

Caso o produtor esteja enfrentando dificuldades na parte reprodutiva, o primeiro passo é investigar e corrigir os fatores que podem estar interferindo no processo. Deve haver também um planejamento para o manejo reprodutivo, que seja compatível com a realidade da propriedade e com os objetivos que se almeja. Avaliar a implementação de tecnologias como IA ou IATF, lembrando sempre da importância de se ter uma mão-de-obra capacitada e, se possível, ter assistência técnica frequente.

Ferramentas

A Real H possui uma linha de medicamentos com a função de melhorar os índices reprodutivos.

Os cuidados se iniciam desde o pré-parto com o uso do Matrimax, um produto que favorece o parto, diminui os riscos de distocias e consequentemente a necessidade de intervenção na hora do parto. Sendo assim, quando o parto ocorre de forma rápida e natural os riscos para fêmea e para o bezerro são menores. E no pós-parto o Matrimax favorece a limpeza e regressão uterina, ou seja, quanto mais cedo o útero desta vaca estiver recuperado, mais cedo ela emprenha.

Outro produto que atua diretamente no sistema reprodutivo das fêmeas é o Pró-Cio produto indicado para estimular o cio fértil dos animais. O Pró-Cio pode ser utilizado tanto em sistema de monta natural como em sistema de IA e associado aos protocolos de IATF.       

E, para favorecer a fixação do embrião, pode ser utilizado o Embrioplus. Em resumo, este medicamento tem justamente a função de estimular a fixação do embrião reduzindo os índices de absorção embrionária.

Os produtos da Real H são totalmente seguros, sem riscos de intoxicação, efeitos colaterais e com ausência total de resíduos na carne ou no leite.

EEm caso de dúvidas consulte a Real H nos seguintes contatos: realh.com.br | Telefone: (67) 3028-9000 | Whatsapp: (67) 99906-8834.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!