Pododermatite: quais os principais cuidados com os cascos do rebanho?

Guia de Doenças | 29 de março de 2017

Os problemas nos cascos dos animais podem ser ocasionados por diversos fatores, entre eles podemos citar o manejo, barro, pedras, nutrição e também doenças infecciosas e contagiosas, como a pododermatite ou pododermite, que afeta principalmente os cascos de bovinos, ovinos e caprinos.

A pododermatite é causada pela ação de bactérias e/ou fungos, o sintoma inicial desta enfermidade é a claudicação, também conhecida como manqueira, seguido de um processo inflamatório com edema e dor, causando desconforto para a locomoção do animal. Dependendo da gravidade do quadro o animal pode ainda apresentar febre, falta de apetite e emagrecimento progressivo.

tratamento_pododermatite001

Esta doença denota uma alta variação clínica e acarreta uma série de danos aos criadores, tais como o descarte prematuro, a redução da produção de leite, perda de peso, baixo desempenho reprodutivo, e custos financeiros elevados para a realização de tratamento.

Chuvas

A pododermatite ocorre principalmente nos períodos do ano em que o volume de chuva é maior. Isso porque em tais situações os animais passam boa parte do tempo em ambientes fechados, sem muita locomoção e, muitas vezes, sobre pisos que prejudicam a boa conservação dos cascos.

Desta forma, alguns cuidados se tornam essenciais para reduzir as chances deste problema ocorrer, como manter higienizado o ambiente onde os animais permanecerão, realizar o casqueamento preventivo e curativo, evitar superlotações em locais com excesso de umidade e barro, providenciar um local limpo, seco e sombreado para as vacas, em casos de feridas expostas, lavar e limpar o local evita miíases e o agravamento do problema. É recomendado também adotar o piso ripado nas instalações, trazendo assim mais conforto e não prejudicando o casco dos animais.pododermatite bovina casco Foot 100

Além de todos esses cuidados, o uso do medicamento homeopático Foot 100 mostra-se uma opção muito eficaz para o tratamento desta enfermidade. Este produto tem em sua constituição elementos que promovem uma eficiente regeneração dos tecidos afetados, influenciando assim na redução da inflamação e das dores das articulações do casco, diminuindo o desconforto e facilitando a locomoção dos animais. O uso do Foot 100 pode ser feito, também para prevenção, especialmente nos casos de animais que já possuem histórico de pododermatite.

*Consulte sempre um médico veterinário e para maiores esclarecimentos consulte o Departamento Técnico da Real H.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!