Puro-Sangue Inglês (PSI)

Equinos | Guia de Raças | 1 de setembro de 2020

PuroSangue Inglês (PSI) é um cavalo de corrida nascido na Inglaterra. São animais grandiosos, elegantes, velozes e resistentes. Dessa forma, considera-se o cavalo mais veloz do mundo em média distância, com aptidão para salto e adestramento.

A raça nasceu entre os séculos XVII e XVIII, a partir do cruzamento com cavalos árabes e berberes, com éguas selecionadas da Inglaterra e da “Royal Mares” da península ibérica.

Destemidos e imponentes, possuem um ótimo rendimento nos esportes. Por isso dominaram as pistas de muitas modalidades, como turfe (corrida), polo e hipismo, atividades que exigem velocidade e agilidade.

São animais de porte de médio para grande, ou seja, pesam em torno de 500 kg. Já altura da cernelha varia de 1,62m a 1,67m. Sua cabeça possui perfil reto ou levemente ondulado. Os olhos são grandes, orelhas médias e narinas elípticas.

As cores aceitas são o castanho, alazão, negro ou tordilho, de preferência uniforme.

Chegam a ser nervosos e de temperamento difícil, inclusive considerados rebeldes, às vezes. Por essa teimosia e caráter forte, necessitam de uma doma cuidadosa feita por profissionais experientes. Entretanto, são animais extremamente inteligentes e de fácil aprendizado. Adoram um bom desafio.

Possui características nacionais bem definidas. Sendo assim, o Puro-sangue Inglês contribui para melhorar outras raças, como Quarto-de-Milha, Mangalarga, Anglo-árabe, entre outros.

Registro

Os animais são registrados em livros chamados Stud book (Livro de registros genealógicos, isto é, um arquivo oficial mantido por um clube especializado que organiza e guarda os registros genealógicos de uma determinada raça pura de cães, gatos ou qualquer outro animal doméstico).

Este termo surgiu na criação dos cavalos Puro-sangue Inglês. Assim também, o primeiro Stud Book desta raça nasceu na Inglaterra em 1793.

O Stud Book Brasileiro, tem cerca de 3300 registros de nascimentos, é administrado pela Associação Brasileira de Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida A.B.C.P.C.C .

Por último, o primeiro cavalo PSI nascido no Brasil foi em 1874.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!