Qualidade do Leite

Pecuária de Leite | 12 de abril de 2016

Dentro do segmento da pecuária do leite, a qualidade do produto final é um fator de extrema importância. Diante disso, é pertinente estar a par de algumas noções básicas sobre a qualidade do leite, tais como as questões envolvendo a composição do leite e também as suas condições de saúde e o armazenamento adequado.

A qualidade do leite inicia a partir da sua origem. O leite deve ser oriundo de animais saudáveis, portanto, para assegurar a saúde do gado, é necessário criá-los em condições adequadas, evitando doenças comuns nesses animais, tais como a mastite bovina. Além dessa medida, é necessário também optar por práticas adequadas de ordenha, garantindo que o leite seja saudável desde o momento da sua retirada.

Durante o processo de ordenha é pertinente monitorar com uma maior regularidade a saúde do úbere, verificando se ele apresenta algum tipo de enfermidade. É importante também dar a devida atenção para a limpeza dos equipamentos utilizados na realização da ordenha, caso o processo de ordenha seja feito por meio de mecanismos.

A higiene do gado também é um fator essencial para mantê-lo saudável e longe de doenças que podem comprometer a qualidade do leite.

Outra forma para assegurar um leite com qualidade comprovada é efetuar o seu armazenamento de forma adequada, sempre estando atento as recomendações e exigências dos principais órgãos de saúde.

Elementos que atuam na qualidade do leite

A raça do gado leiteiro exerce também uma influência no volume de leite que ele produz. Nesse caso, a raça de vaca holandesa, por exemplo, apresenta uma notória capacidade de produzir uma quantidade mais significativa de leite.

Já a alimentação correta do gado é outro elemento que deve ser levado em consideração para a obtenção de um leite de qualidade, já que o gado, alimentado de forma saudável, possua as condições adequadas para produzir leite livre de substâncias nocivas. Sendo assim, a alimentação rica em nutrientes é um fator extremamente importante para o funcionamento ideal da glândula mamária.

O leite é um alimento de grande importância para a saúde humana, pois além de ser o ingrediente para vários pratos do nosso cotidiano, ele é também um alimento rico em cálcio, elemento essencial para o fortalecimento de ossos e dentes. Além disso, o leite conta com proteínas importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.

Diante de tais considerações, a qualidade do leite é de suma importância para a sociedade.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Por que as estradas da Real H são verdes?

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!