Raça Girolando é a mais indicada para produção de leite no Tocantins, aponta Agrotins
Girolando | 9 de maio de 2014Estudantes e produtores rurais acompanharam, no auditório da Faculdade Católica do Tocantins, dentro da programação da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2014, palestra sobre raças e cruzamentos de bovinos de leite para o Tocantins. A apresentação foi realizada no mês de maio pelo professor de zootecnia da Faculdade Católica, João Gonçalves Neto, que fez um comparativo entre as diversas raças destacando a raça Girolando como a mais adaptável ao clima do Tocantins para a produção de leite.
Durante a palestra foram apresentadas diversas raças de bovinos leiteiros, suas características de produção, resistências, dificuldades de ordenhas e manejo. Segundo João Gonçalves, raças como a Holandesa que possui alta média de produção tem um alto custo para o pequeno produtor rural, pois é necessário investimentos em nutrição e conforto técnico para os animais.
“Para o Tocantins, que possui características de criação de bovinos com pastagens, e considerando a nossa situação climática, a raça Girolando meio sangue é a mais indicada para quem quer produzir leite, pois é um animal que produz em média 12 quilos de leite por dia e são mais resistentes ao calor,” disse o professor.
A estudante do curso de Zootecnia da Faculdade Católica, Suzelma Silva Viana, conhecer as raças que possuem melhor adaptação ao clima tocantinense ajuda o produtor a fazer uma escolha que minimize custos e obtenha lucros. Ela ainda destacou que chamou a sua atenção os cruzamentos de raças que possibilitam duas aptidões – produção de leite e carne. (fonte: surgiu.com.br/)

Olá, me chamo Dener Dias e sou jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Me formei em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosto de escrever e cantar, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. Inclusive, escrevi o livro-reportagem Poeira Branca, no qual falo sobre minha aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentei o programa Pecuária Forte, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executei a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Hoje em dia, sou Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real H, onde, em 12 anos, já visitei mais de 600 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procuro auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, estou cursando MBA em Digital Business e minha missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!


PECUÁRIA FORTE TV
Parceria Real H Jefferson Carvalho Brandão, AgroTerra
Caso de Sucesso 247 Fazenda Coqueiro
Caso de Sucesso 246 | Criação de Bonsmara na Fazenda Retiro
