Raça Girolando é a mais indicada para produção de leite no Tocantins, aponta Agrotins

Girolando | 9 de maio de 2014

Estudantes e produtores rurais acompanharam, no auditório da Faculdade Católica do Tocantins, dentro da programação da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2014, palestra sobre raças e cruzamentos de bovinos de leite para o Tocantins. A apresentação foi realizada no mês de maio pelo professor de zootecnia da Faculdade Católica, João Gonçalves Neto, que fez um comparativo entre as diversas raças destacando a raça Girolando como a mais adaptável ao clima do Tocantins para a produção de leite.

Durante a palestra foram apresentadas diversas raças de bovinos leiteiros, suas características de produção, resistências, dificuldades de ordenhas e manejo. Segundo João Gonçalves, raças como a Holandesa que possui alta média de produção tem um alto custo para o pequeno produtor rural, pois é necessário investimentos em nutrição e conforto técnico para os animais.

“Para o Tocantins, que possui características de criação de bovinos com pastagens, e considerando a nossa situação climática, a raça Girolando meio sangue é a mais indicada para quem quer produzir leite, pois é um animal que produz em média 12 quilos de leite por dia e são mais resistentes ao calor,” disse o professor.

A estudante do curso de Zootecnia da Faculdade Católica, Suzelma Silva Viana, conhecer as raças que possuem melhor adaptação ao clima tocantinense ajuda o produtor a fazer uma escolha que minimize custos e obtenha lucros. Ela ainda destacou que chamou a sua atenção os cruzamentos de raças que possibilitam duas aptidões – produção de leite e carne. (fonte: surgiu.com.br/)

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    Entrevista Nair Furrer Matos

    Produtores de Leite das Alagoas Visitam Grupo ACP Filhos e Netos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!