Região Norte adere ao programa de melhoramento de girolando

Girolando | 11 de setembro de 2013

Produtores rurais do Acre e de Rondônia terão a oportunidade de melhorar a produtividade de seus rebanhos leiteiros com a adoção de material genético de touros de genética superior. Na semana passada, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando fechou parcerias que permitirão a doação de doses de sêmen para quase cem criadores da região Norte. Cada pecuarista receberá, a partir do próximo ano, entre 30 e 200 doses de sêmen dos touros participantes do Teste de Progênie do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG).

Uma das parcerias foi firmada com a prefeitura de Jaru, uma das cidades que compõe a bacia leiteira de Rondônia. O município conta com um programa de assistência técnica a 75 produtores rurais, que agora passarão a receber material genético gratuito. A parceria foi firmada durante reunião ocorrida no dia 27 de agosto com a presença do vice-prefeito Inaldo Pedro Alves, do secretário de Agricultura Waltenes Júnior, o coordenador Operacional do PMGG Marcello Cembranelli, o técnico Guilherme Pereira e pesquisadores da Embrapa.

A Associação de Girolando também firmou parceria com a Embrapa Rondônia, que passará a inseminar as vacas de seu rebanho com sêmen dos touros do Teste de Progênie. A entidade também terá uma unidade demonstrativa com as fêmeas e fará pesquisas com os animais.

Na sede da Embrapa Acre, em Rio Branco, Marcello Cembranelli ministrou palestra no dia 28 de agosto sobre a raça girolando e o PMGG para produtores de leite do estado com o intuito de ampliar o número de rebanhos colaboradores do Teste de Progênie no Estado. Cerca de 10 produtores passarão a atuar como rebanho colaborador, a partir de 2014, e a receber gratuitamente doses de sêmen.

FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE GIROLANDO

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Por que as estradas da Real H são verdes?

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!