Requeima: conhecendo, prevenindo e combatendo a fotossensibilização

Guia de Doenças | 1 de março de 2017

A requeima, também conhecida como fotossensibilização, é uma reação de sensibilidade da pele, córneas e mucosas dos animais à luz solar. Esta doença tem alta incidência em bovinos, principalmente a faixa etária que vai da desmama até os dois anos, mas também pode acometer ovinos, caprinos e equinos.

A fotossensibilização ocorre quando substâncias fotodinâmicas acumulam-se sob os tecidos do animal e reagem à luz solar, principalmente nas áreas menos pigmentadas, provocando lesões semelhantes a queimaduras nesta pele.

A fotossensibilização pode ser primária ou secundária. Na forma primária o animal ingere plantas que contem agentes fotodinâmicos, como a Brachiaria sp, que passam pelo fígado sem causar danos, vão à corrente circulatória periférica e quando recebem a luz solar, provocam o quadro de sensibilização.

af4c9a81eb0d316742691d06f507f33bNa forma secundária o fígado é lesado por toxinas e isto causa um distúrbio hepático, prejudicando seu funcionamento pleno.

Uma vez acometido pela doença, o animal pode perder peso e produzir menos leite, apresentar febre, diminuição dos movimentos ruminais, desconforto, ficar inquieto e com o agravamento do problema pode-se observar icterícia, lacrimejamento de olhos, salivação excessiva e piora no quadro da dermatite. As lesões na pele podem ser uma porta de entrada para outros microorganismos, o que levará a infecções secundárias podendo agravar ainda mais o quadro.

Para os casos com pouca gravidade, a retirada do animal de pastos ensolarados para a sombra e com espécie forrageira diferente pode ajudar na cura da fotossensibilização, no entanto, medicamentos homeopáticos mostram-se uma boa alternativa para acelerar este processo de recuperação.

O Figotonus é um composto homeopático que estimula as atividades hepáticas do bovino. Além de ajudar na cura da doença, o medicamento serve ainda como preventivo, fortalecendo o fígado do animal, evitando que ocorra o problema da requeima. Este produto não tem nenhuma contraindicação nem riscos em casos de superdosagem.

*Consulte sempre um médico veterinário e para maiores esclarecimentos consulte o Departamento Técnico da Real H.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Sustentabilidade Copercana

    Casos de Sucesso Cabanha Santa Helena

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!