RS: Girolando fará estreia oficial na Expointer

Girolando | 16 de agosto de 2013

Esteio/RS – Pela primeira vez na história do Girolando, a Expointer terá julgamento de animais da raça. Considerada a maior feira da agropecuária da América Latina, a Expointer sediará a 1ª Mostra Oficial da Raça Girolando. O julgamento dos animais será no dia 24 de agosto, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), sob o comando do superintendente Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Leandro Paiva.

A expectativa é de que, com essa mostra, um número maior de criadores da região passe a investir na raça, que responde por 80% do leite produzido no país. Por ser uma raça versátil, capaz de produzir bem em diversos tipos de clima, o Girolando é considerado uma boa opção para aumentar a produção leiteira do Rio Grande do Sul.

A junção entre a alta produtividade, herdada do Holandês, e a rusticidade, advinda do Gir Leiteiro, culminam em exemplares de eficiente conversão alimentar, e consequentemente excelente produção de leite a pasto, maior resistência parasitária, rusticidade e longevidade. A versatilidade da raça permite fácil adaptação ao Estado, pois, no geral, a região tem clima que se caracteriza por verões secos e muito quentes e invernos rigorosos e chuvosos.

A Expointer ocorrerá de 24 de agosto a 1º de setembro.  A feira já contou com animais Girolando em décadas anteriores, porém não houve competição. Em 1994, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento da época, Sinval Guazzelli, registrou na Expointer a vaca Kaneg, de propriedade de Jaime Francisco da Conceição.

 

Fonte: Girolando

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Por que as estradas da Real H são verdes?

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!