Segunda etapa vacina 99,44% do rebanho de MS contra aftosa

Confinamento | 19 de janeiro de 2016

gado_vivoMato Grosso do Sul alcançou na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa 99,44% de cobertura entre o número de animais previstos para a rodada. A imunização foi realizada entre outubro e dezembro do ano passado e atingiu 10 milhões de bovinos e bubalinos.

O relatório da campanha, divulgado pela Agência estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), aponta que na etapa foram fiscalizadas 223 propriedades e tiveram vacinação assistida outras 264, onde foram vacinados 45.217 animais. Em outras 3.186 propriedades, 85.077 animais foram vacinados com agulha oficial.

Ao avaliar a etapa, o diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, lembrou que Mato Grosso do Sul não registra focos da aftosa há 10 anos. “O produtor rural está atento e consciente da importância de manter a sanidade do seu rebanho principalmente para buscar novos mercados consumidores”, disse.

Para o secretário estadual de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Mendes Lamas, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo do estado na área de sanidade animal vem de encontro a preocupação da população com a qualidade do que se está consumindo, além de proteger a economia do estado, que tem na sua base a produção na agropecuária. “Ao atingir a meta de vacinação imediatamente damos inicio ao ciclo seguinte do trabalho. Nossa vigilância é constante”, concluiu.

Em 2016, a primeira etapa da campanha, conforme portaria da Iagro, será realizada entre abril e junho, sendo de 1º de abril a 15 de maio para a região de Fronteira, de 1º a 31 de maio para o Planalto e de 1º de maio a 15 de junho para o Pantanal.

As informações são do portal Agrodebate.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Sustentabilidade Copercana

    Casos de Sucesso Cabanha Santa Helena

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!