Silagem de colostro: alternativa sustentável para o produtor

Negócios | Pecuária de Leite | 21 de setembro de 2016

O colostro é a secreção produzida pelas vacas logo após o parto. É o primeiro alimento do bezerro, cheio de nutrientes e anticorpos, que garante a imunidade, um tipo de vacina natural. O colostro apresenta alta concentração de proteínas, sais minerais, açúcares e gorduras.

Este leite mantém suas características até seis dias após o parto, e neste período, não pode ser comercializado. O bezerro recém-nascido nem sempre consegue mamar tudo o que a mãe produz, e o produtor acaba jogando fora esta substância rica em nutrientes.

Pensando em acabar com esse desperdício e ainda diminuir custos, pesquisadores criaram um jeito de armazenar esse colostro e usá-lo na alimentação dos bezerros.

vitelo-2-cursos-cpt

O método é simples e foi desenvolvido em 2008, pela Médica Veterinária Mara Helena Saalfeld, da EMATER do Rio Grande do Sul. De acordo com ela a silagem de colostro é simples de fazer, não requer grande investimento e pode economizar até 200 litros de leite por bezerra criada.

A silagem de colostro hoje é vista como uma alternativa muito vantajosa para o criador. Para fazer, armazene o colostro excedente em garrafas plásticas limpas de 0,5, 1 ou 2 litros. Certifique-se de ter feito uma esterilização nas garrafas e nas tampas para evitar que organismos indesejados cresçam nesta embalagem.

Encha bem a garrafa, até a tampa e antes de fechar, aperte levemente a garrafa a fim de tirar todo o oxigênio dentro da pet e ao mesmo tempo deixar um espaço para a dilatação da garrafa, isso permitira uma fermentação correta.  As bactérias que vão fermentar esse colostro sobrevivem em um meio sem oxigênio, por isso a importância de não deixar ar na garrafa. Guarde as embalagens em local seco, limpo e sombreado, longe da luz solar.

Após 21 dias a fermentação está pronta para ser usada, como substituto do leite. 1320767422209O odor deve ser semelhante ao queijo, o aspecto da silagem pode ser homogêneo ou separado em partes de acordo com o dia coletado.

Para usar a silagem de colostro é preciso misturar uma porção de agua morna a uma igual quantidade de silagem de colostro. Misture bem e coloque em um balde ou mamadeira.

De inicio o bezerro pode estranhar pois o gosto é um pouco mais ácido do leite que ele está acostumado, por isso indico que vá adicionando a mistura da silagem com água aos poucos no leite. No primeiro dia misture 25% da agua mais silagem (mistura), mais leite, no segundo dia coloque 50% da mistura (agua + silagem), mais leite e assim por diante, até o bezerro acostumar totalmente com a mistura.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Por que as estradas da Real H são verdes?

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!