Sodomia bovina: controle com o uso de homeopatia animal
Confinamento | Guia de Doenças | 23 de setembro de 2016A sodomia é um distúrbio comportamental que se caracteriza quando um animal é repetidamente montado ou cavalgado por outro maior e mais forte, causando ferimentos e até mesmo a morte. O distúrbio é muito comum na criação de machos inteiros submetidos a práticas de manejo intensificado como confinamento, pastoreio rotacionado e nas situações de superlotação que provoquem estresse nos animais.
Fazendeiros de todo o Brasil tem encontrado uma solução eficaz para esse problema, utilizando a Homeopatia Veterinária. O método atua de forma natural no tratamento do rebanho, reduzindo o estresse dos animais e equilibrando as funções do organismo.
Durante o confinamento os piquetes ficam lotados e, com tantos animais no mesmo espaço, alguns acabam apresentando desvio de comportamento que resultam em prejuízos para o produtor. O principal problema é com relação à sodomia do animal, isso acarreta alguns fatores como perda de peso, podridão e quebra dos cascos e briga de animais.
Para combater o problema de sodomia bovina a Real H desenvolveu a Sodo 100 – medicamento homeopático que pode ser adicionado diretamente na alimentação e que acalma os animais. A utilização da Sodo 100 evita a castração dos animais o que torna mais rentável a pecuária. Ao castrar uma boiada nova, perde no tempo de crescimento desse animal que pode demorar mais uns quatro ou cinco meses e com o produto homeopático o animal fica calmo e acaba engordando mais rápido.
O pecuarista Fernando Cézar Botolete de Araçatuba, interior de São Paulo, conta que no começo o produto era utilizado em parte dos animais, apenas como teste, mas logo surgiram resultados positivos, levando ele a ampliar a utilização para todo o rebanho confinado. “Começamos a utilizar em 2011, inicialmente em apenas dois dos quatro piquetes, e como nós vimos que o produto era realmente muito bom, começamos a utilizar em 100% do rebanho”.
Para Botolete, foi visível a mudança de comportamento dos animais que receberam a homeopatia da Real H durante os testes. “Do primeiro piquete para o quarto é um pouco mais elevado o relevo, então nós ficávamos nesta parte mais alta do terreno e conseguíamos observar 100% do gado. Observávamos que no primeiro e segundo piquetes, onde estava sendo utilizado o Sodo 100, o gado era bem mais tranquilo, estava deitado e ruminando, enquanto nos outros dois piquetes, onde não era utilizado o Sodo 100, o gado estava sempre agitado”, revela.
COMENTÁRIOS
PECUÁRIA FORTE TV
Como reduzir a retenção de placenta e complicações no parto?#medicinaveterinaria #bezerros #cmr
Diarreia em bezerros? Descubra a solução para o seu confinamento| Caso de Sucesso Fazenda Porangaba
Como executar um confinamento sem laminite e sem rejeição ao cocho?#RealH #pecuária #confinamento