Sodomia bovina

Guia de Doenças | 4 de julho de 2016

Considerado um vasto prejuízo e desafio aos pecuaristas de corte, a conhecida Sodomia ou mudança de comportamento de machos tem sido um assunto de muitas polêmicas nos últimos tempos.

Os bovinos podem possuir um transtorno comportamental que se evidencia quando um animal é constantemente montado por seus companheiros, podendo ocasionar graves lesões ou, em situações extremas, até levar a morte.

Causas

sodomia bovinaIsso acontece especialmente em bovinos enclausurados, sendo observados em várias raças, idades, cruzamentos e ambientes. Há aspectos que aumentam esse transtorno como: feromônios, comportamento de poderio, clima muito quente e quantidade de animais do mesmo lote. Hoje em dia é uma das principais questões em animais presos, gerando importantes perdas econômicas.

Quando os animais permanecem em pastagem esse modelo de comportamento não é uma questão grave, já que o espaço maior ajuda na locomoção daquele animal que esta sendo seguido. Por outro lado, os animais confinados não possuem essa liberdade, já que eles estão em um espaço muito menor e o poderio é um dos aspectos de maior competição, no qual os transtornos comportamentais se tornam mais violentos.

Maiores preocupações

O manuseio para remoção desses animais, perda de peso e mortes acarretadas, reprovação de carcaças por causa de contusões, gastos da alimentação dos animais que faleceram em decorrência das lesões e redução do ganho de peso dos animais que frequentemente montam.

Alguns aspectos podem estar relacionados a esse desempenho dos animais, tais como:

  • os bovinos que sempre montam são os mais violentos e maiores ou, ao contrário, os mais inferiores no poderio são os que mais sofrem;
  • a atitude submissa e a colocação de novos animais no cercado incentivam a monta;
  • existe uma frequência maior de montas com a elevação de temperatura acima da faixa de conforto térmico, é o denominado estresse térmico;
  • falta de alimento, mudança no clima, manuseio errado de alimentos, mistura de lotes, aumento na atividade e até raça diferente acarretam em um aumento do problema;
  • superlotação;

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!