Substitutos de cama para gado

Confinamento | 1 de agosto de 2016

O gado quando criado em confinamento passa a maior parte da sua vida deitado. Segundo especialistas, quanto mais conforto tiverem estes animais, melhor será para a produção, já que crescerão mais saudáveis, ganharão peso e no caso de gado leiteiro, darão mais leite. Ou seja, garantir o conforto do gado, é garantir o lucro.
Mas para isso, é preciso ter cuidado com a cama do gado, que deve ter uma superfície confortável, de preferência coberto por material não abrasivo, absorvente para líquidos e não ser escorregadio. Isso sem falar na facilidade de limpeza, para garantir o menor número possível de bactérias nocivas. Pensando nisso, separamos alguns materiais que você pode utilizar como substitutos de cama de gado. Veja a seguir:

 

1. Palha

Muito utilizado no mundo inteiro, ainda é considerado um dos melhores materiais para cama de gado. De fácil manuseio em qualquer ambiente, garante baixo custo e mais conforto inclusive em locais mais frios, já que é isolante.

Comfey-on-straw-on-a-bright-winters-day

 

2. Subprodutos da própria colheita

Caules, resíduos de grãos e até palha de milho também pode ser uma boa alternativa de cama. Só é preciso tomar cuidado para que os animais não acabem se alimentando deles. Por isso, indica-se trocar sempre depois da alimentação.

 

3. Papel

O papel é uma alternativa barata e interessante. Devido ao seu PH dificulta o crescimento das bactérias, além de ser confortável e muito absorvente. O problema é que não é indicado para climas muito frios, já que pode chegar a congelar.

 

4. Areia

A areia também é uma excelente opção, já que diferente da palha, não necessita estrumação. Garante o conforto dos pés dos animais e uma boa absorção de líquidos.

compost-barn

 

5. Composto de resíduos

Esta é uma alternativa que tem ganhado força. Barato, prático e ainda sustentável, garante uma boa cama de gado com conforto, absorção e proteção contra bactérias.

 

6. Esteiras de borracha

São fáceis de limpar e práticas, mas não são muito indicadas. Primeiro porque podem ferir os animais, por ser abrasiva e segundo por ser um pouco escorregadia, ocasionando possíveis quedas.

 

7. Serragem ou lascas de madeira

Apesar de parecerem uma boa ideia, este tipo de cama não é indicado para vacas leiteiras. A madeira costuma ser muito abrasiva para a pele do animal e pode acabar resultando em ferimentos nas tetas. Quando muito fina, pode trazer outro problema, que é compactação do material ficando muito duro e desconfortável.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!