Substitutos de cama para gado
Confinamento | 1 de agosto de 2016O gado quando criado em confinamento passa a maior parte da sua vida deitado. Segundo especialistas, quanto mais conforto tiverem estes animais, melhor será para a produção, já que crescerão mais saudáveis, ganharão peso e no caso de gado leiteiro, darão mais leite. Ou seja, garantir o conforto do gado, é garantir o lucro.
Mas para isso, é preciso ter cuidado com a cama do gado, que deve ter uma superfície confortável, de preferência coberto por material não abrasivo, absorvente para líquidos e não ser escorregadio. Isso sem falar na facilidade de limpeza, para garantir o menor número possível de bactérias nocivas. Pensando nisso, separamos alguns materiais que você pode utilizar como substitutos de cama de gado. Veja a seguir:
1. Palha
Muito utilizado no mundo inteiro, ainda é considerado um dos melhores materiais para cama de gado. De fácil manuseio em qualquer ambiente, garante baixo custo e mais conforto inclusive em locais mais frios, já que é isolante.
2. Subprodutos da própria colheita
Caules, resíduos de grãos e até palha de milho também pode ser uma boa alternativa de cama. Só é preciso tomar cuidado para que os animais não acabem se alimentando deles. Por isso, indica-se trocar sempre depois da alimentação.
3. Papel
O papel é uma alternativa barata e interessante. Devido ao seu PH dificulta o crescimento das bactérias, além de ser confortável e muito absorvente. O problema é que não é indicado para climas muito frios, já que pode chegar a congelar.
4. Areia
A areia também é uma excelente opção, já que diferente da palha, não necessita estrumação. Garante o conforto dos pés dos animais e uma boa absorção de líquidos.
5. Composto de resíduos
Esta é uma alternativa que tem ganhado força. Barato, prático e ainda sustentável, garante uma boa cama de gado com conforto, absorção e proteção contra bactérias.
6. Esteiras de borracha
São fáceis de limpar e práticas, mas não são muito indicadas. Primeiro porque podem ferir os animais, por ser abrasiva e segundo por ser um pouco escorregadia, ocasionando possíveis quedas.
7. Serragem ou lascas de madeira
Apesar de parecerem uma boa ideia, este tipo de cama não é indicado para vacas leiteiras. A madeira costuma ser muito abrasiva para a pele do animal e pode acabar resultando em ferimentos nas tetas. Quando muito fina, pode trazer outro problema, que é compactação do material ficando muito duro e desconfortável.
COMENTÁRIOS
PECUÁRIA FORTE TV
Parceria de Sucesso Real H | José Feliciano | Rodeio Agronegócios
Podcast Real H | Com Alegria, Ela Luta Bravamente Contra o Câncer
Raízes Pantaneiras: Cultura, Tradição e Evolução Genética