Todas as raças de gado de corte podem ser engordadas em sistema de confinamento

Confinamento | 9 de outubro de 2013

Os principais requisitos quanto à seleção de gado criado em regime de engorda em confinamento é que os animais sejam sadios, com alto potencial de ganho de peso e com bom desenvolvimento corporal.

O mercado de gado de corte no Brasil é constante e, por isso, exige do pecuarista conhecimentos cada vez mais consistentes sobre a avaliação de animais na hora da compra. Nesse sentido, os principais requisitos quanto à seleção de gado criado em regime de engorda em confinamento é que os animais sejam sadios, com alto potencial de ganho de peso e com bom desenvolvimento corporal.

Dessa forma, uma vez observada à questão sanitária, qualquer tipo de gado pode ser engordado em sistema de confinamento. Assim, aqueles animais que sejam bem criados e de mesma raça, tem maiores disposições para a associação de idade e peso.

Vale ressaltar que os bovinos mais jovens possuem melhores conversões alimentares e o ganho de peso se dá pelo acréscimo de massa muscular, que é o principal produto esperado como resultado da engorda dos bovinos.

O sexo também interfere no ganho de peso e de carcaça do gado. As fêmeas atingem o ponto de abate mais cedo e com peso mais leve do que os machos castrados. Já no caso dos machos inteiros, eles irão demorar um pouco mais e estarão mais pesados do que os castrados quando isso acontecer.

O porte dos animais também tem relação com o ganho de peso, uma vez que aqueles que possuírem porte maior ganharam peso mais rapidamente que os animais de porte menor. Quanto aos bezerros desmamados, eles ganham peso facilmente quando confinados, com expressiva formação de massa muscular, embora necessite de um  período de confinamento mais longo.

Uma informação quanto ao confinamento é que ele deve ser preferencialmente realizado em regiões onde seja fácil tanto a aquisição quanto a venda de bovinos. O curral do confinamento, local onde os bovinos ficam alojados, deve ser localizado o mais próximo possível do lugar de armazenamento do alimento que será oferecido aos animais, e também do curral de manejo a fim de facilitar as pesagens, vacinações, entre outros manejos.

Fonte: http://www.ecofinancas.com

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    Entrevista Nair Furrer Matos

    Produtores de Leite das Alagoas Visitam Grupo ACP Filhos e Netos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!