Uma breve história do Girolando – A formação da raça

Girolando | 31 de outubro de 2013

A origem da raça Girolando é recente e as primeiras notícias do surgimento desses animais data-se da década de 40. A procura por indivíduos mais produtivos e adaptados às condições tropicais levou os criadores a praticarem o cruzamento do Gir com o Holandês de forma intensa. Com o passar dos anos, os cruzamentos para a produção de leite tomaram tamanha importância que muitas instituições de pesquisa e extensão rural passaram a estudar e explorar esta técnica, objetivando a melhoraria da qualidade dos produtos. Neste sentido, foi criado em 1978 o Programa de Cruzamento Dirigido (Procruza)com o objetivo de selecionar gado de leite e de corte em todos os graus de sangue. Porsub delegação da ABC (Associação Brasileira de Criadores), a Associação dos Criadores de Gado de Leite do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Assoleite) era a entidade encarregada de executar o Procruza (MENEZES, 2002; SILVA et al., 2013).

Em 1988, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) determinou o fim do Procruza e em 1989 a Assoleite obteve registro junto ao Ministério assumindo a condução do programa de formação da Raça Girolando, denominando-se Associação Nacional dos Criadores de Girolando. Em 1996, com a oficialização da raça Girolando, a entidade passou a ser chamada Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, com sede em Uberaba – MG. No ano de 1997 foi implantado o Teste de Progênie da raça Girolando, que atualmente disponibiliza para o mercado 57 reprodutores testados para a produção de leite. Recentemente, foram incorporadas novas tecnologias ao Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando, como a publicação dos genótipos de marcadores moleculares, Sistema de Avaliação Linear Girolando (SALG) e avaliação genética para idade ao primeiro parto, visando à identificação de indivíduos melhoradores (SILVA et al., 2013; VILELA, 2013).

raça Girolando é fundamentada no cruzamento das raças Holandesa (HOL) e Gir (G), passando por variados graus de sangue, desde 1/4 HOL + 3/4 G até 7/8 HOL + 1/8 G. No entanto, o direcionamento dos acasalamentos busca a fixação do padrão racial no grau de sangue de 5/8 HOL + 3/8 G, como objetivo de se produzir um gado produtivo e padronizado que atenda as necessidades dos produtores de leite. Os animais resultantes do acasalamento entre indivíduos 5/8 são considerados como Puro Sintético (PS) da Raça Girolando, ou seja, a raça propriamente dita.Para um animal receber o registro definitivo de PS, além de ele ser produto do acasalamento entre animais 5/8, ele deve possuir avaliação genética positiva para produção de leite (PTA leite), seja por desempenho próprio ou de seus pais e atender aos requisitos do regulamento do Serviço de Registro Genealógico da Raça Girolando (SILVA et al., 2013).

No curso de “Avaliação Fenotípica do Gir Leiteiro e Girolando para compra e seleção” serão discutidas as principais diferenças fenotípicas existentes entre os animais da Raça Girolando nos diferentes graus de sangue, a indicação dos animais considerando os diversos sistemas de produção de leite existentes no país, bem como as formas de acasalamento para a obtenção do Girolando PS. Quanto à raça Gir Leiteiro, serão discutidas e avaliadas as principais características leiteiras desejadas nos reprodutores e matrizes da raça, bem como as diferenças fenotípicas existentes entre as diversas linhagens.

Referências bibliográficas:

MENEZES, C.R.A. A Associação de Girolando – Origem, evolução e estrutura. Memória do Criador.Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Uberaba – MG: Editorial Dimensão Ltda, 2002.

SILVA, M.V.G.B. et al. Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. Sumário de Touros. Juiz de Fora, MG: Embrapa Gado de Leite, 2013. 52 p. (Documentos / Embrapa Gado de Leite, ISSN 1516-7453; 163).

VILELA, D.Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. Sumário de Touros. Juiz de Fora, MG: Embrapa Gado de Leite, 2013. 52 p. (Documentos / Embrapa Gado de Leite, ISSN 1516-7453; 163).

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Resultados que traduzem mais de 10 anos de parceria na Granja Sem Limites

    Uma comemoração especial ao Dia Internacional da Mulher no Grupo Real #diainternacionaldamulher

    Dia 8 de março, dia Internacional da Mulher

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!