Vaca bate recorde de produção de leite em exposição de SP

Girolando | 26 de maio de 2014

Uma vaca Girolando, cruzamento de bovino holandês com gado brasileiro da raça Gir, bateu o recorde de produção de leite em sua categoria na sexta-feira (23), segundo os organizadores de uma exposição agropecuária em Franca (SP). De Capetinga (SP), a campeã do torneio, chamada de Candeia, superou a marca anterior de 76,5 litros e produziu 81 litros de leite durante os três dias da competição. Além do primeiro lugar, o dono do animal foi premiado em R$ 5 mil.

Para apurar a produção, as vacas passam por dez ordenhas, as quais são somadas no final. O dono do animal vencedor, Paulo Ricardo Maximiano, trabalha com pecuária há 17 anos. Ele conta que, para aumentar o rendimento leiteiro, o cuidado com o gado começa antes do nascimento da bezerra. “É preciso uma dieta especial, um trabalho de toda a equipe da fazenda para atingir um recorde”, afirma.

Além disso, Maximiano diz que Candeia costuma ficar em uma baia para animais melhorados. “Nosso sistema é com duas ordenhas, mas ela atinge diariamente três. Isso é o diferencial.”

O organizador da competição, Paulo Roberto Ferreira Pinto, diz que a produção superou as expectativas com o recorde nacional. “Já é segunda vez consecutiva que animais batem recorde aqui [na Expoagro, em Franca]. Em nível nacional, é muito gratificante”, afirma. (Fonte: G1 Ribeirão e Franca SP)

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!