Vacinação contra aftosa teve início no dia 1º de maio

Confinamento | 4 de maio de 2012

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa teve início na terça-feira, 1º de maio, em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal. A área concentra 158,8 milhões de cabeças, o equivalente a cerca de 90% do rebanho nacional.

De acordo com o Ministério da Agricultura (Mapa) nos estados de Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná e São Paulo apenas os bovinos e bubalinos com menos de 24 meses serão imunizados. Nos demais, todo o rebanho receberá a vacinação.

Outros seis estados que também tinham previsão para iniciar a campanha na mesma data – Alagoas, Ceará, Maranhão, parte centro-norte do Pará, Pernambuco e Piauí – tiveram a atividade transferida para o dia 1º de junho. A decisão foi tomada em razão do inquérito soroepidemiológico que será realizado para avaliar se há circulação viral na área. O objetivo é ampliar a zona livre de febre aftosa no Brasil até o final do ano. Amazonas, Roraima, Rondônia, Bahia e Mato Grosso do Sul (na região de fronteira internacional) começaram a  vacinação contra a doença anteriormente.

Segundo Guilherme Marques, diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA), mais importante do que superar o índice de cobertura vacinal alcançado na mesma etapa em 2011 (97,4%) é o comprometimento dos produtores na aplicação das doses e na declaração da vacinação.

“Não basta que cada produtor vacine corretamente o seu rebanho. Ele precisa estar atento a sua parte, mas também fiscalizar e colaborar com o vizinho. O descaso de um pode comprometer toda uma região”, alerta Marques.

Fonte: Ministério da Agricultura

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    Entrevista Nair Furrer Matos

    Produtores de Leite das Alagoas Visitam Grupo ACP Filhos e Netos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!