Você cuida dos dentes do seu cavalo?

Equinos | 12 de abril de 2016

A saúde bucal do cavalo é muito importante para que o animal tenha uma vida saudável e de qualidade. Portanto, para quem cria cavalos, é imprescindível dar bastante atenção a este assunto, principalmente durante o segundo e o quinto ano de vida do animal, que é o período em que acontece a troca de dentes de leite pelos dentes permanentes.

O cuidado com os dentes do cavalo é fundamental.

Os cavalos possuem uma peculiaridade em sua arcada dentária que se chama erupção contínua dos dentes. Isso significa que os dentes dos cavalos crescem durante toda a sua vida. Porém, no denso pasto dos campos, tem um composto químico chamado sílica que faz com que haja desgaste dos dentes enquanto o cavalo mastiga o pasto. O problema é que com a tecnologia dos alimentos para os cavalos como rações, fenos, aveia e outros, o desgaste natural não acontece, provocando crescimento excessivo dos dentes.

O tamanho excedente dos dentes do cavalo provoca pontas cortantes na lateral dos dentes molares e pré-molares, entrando em contato com a parte inferior das bochechas e, consequentemente com a língua. O resultado do atrito dessas pontas dentárias com a boca do cavalo é o aparecimento de feridas na língua e bochecha do animal.

Outras complicações dentárias também são comuns nos cavalos e causam a perda de qualidade de vida do animal, como por exemplo: anormalidades de incisivos e molares, diastemas, doença periodontal, fraturas dentárias, presença de dente de lobo, retenção de decíduo e cáries.

Algumas características apresentadas pelos cavalos que podem ser indícios de problemas dentários são: perda de peso, desprezo da ração, deixar o alimento cair da boca, molhar a ração antes de mastigar e, em situações mais graves, o surgimento de cólicas devido à má ingestão dos alimentos.

Até o sexto ano de vida de um cavalo, o acompanhamento da saúde bucal desses animais por um bom dentista equino é essencial para a prevenção de muitos problemas de saúde. O tratamento odontológico dos cavalos deve ser levado a sério e com muita responsabilidade, pois o problema de erupção contínua dos dentes é fisiológico, acontecerá com todos os cavalos e precisa ser tratado.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    Entrevista Nair Furrer Matos

    Produtores de Leite das Alagoas Visitam Grupo ACP Filhos e Netos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!