Boi gordo versus farelo de soja: poder de compra do pecuarista diminui

Compartilhe nas redes sociais!
Conteúdo

    Foi o oitavo mês consecutivo de alta. Desde janeiro, os preços do farelo de soja subiram 110,3% em São Paulo. Segundo levantamento da Scot Consultoria, a tonelada do insumo está cotada, em média, em R$ 1.381,00 no estado. Em relação ao mesmo período do ano passado, o farelo de soja está 112,5% mais caro. Em agosto, o preço subiu 4,8% em relação a julho.

    Considerando a praça de São Paulo, são necessárias 15,0 arrobas de boi gordo para a compra de uma tonelada de farelo. Isto significa 133,3%, ou 8,6 arrobas de boi gordo a mais, para a compra da mesma quantidade do alimento, na comparação com agosto de 2011.

    Em curto prazo, a expectativa é de mercado firme, porém, sem muito espaço para alta de preços. O ritmo de alta da soja grão diminuiu e a procura por farelo, nos atuais preços, está menor.

    Para este ano, a expectativa é de que a produção brasileira de farelo seja 9,8% menor, frente a 2011. A demanda interna, porém, deve aumentar 2,6%.

     

    Fonte: Scot Consultoria

    Revisada e adaptada por Ass. Imprensa Real H

    Dener Dias
    Dener Dias
    Dener Dias é jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosta de escrever, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. É autor do livro-reportagem Poeira Branca, no qual narra sua aventura real como peão e repórter em...
    Ler mais
    Equino H

    Receba novidades exclusivas