Brasil tem 15 frigoríficos aguardando autorização de exportação para a China
Confinamento | 8 de novembro de 2012O Brasil está centrando esforços para ampliar as exportações de carnes (bovinas, suínas e de aves) para a China, mas esbarra nos processos burocráticos das autoridades daquele país. Existem 15 unidades frigoríficas brasileiras à espera de autorização para exportar para aquele mercado, informa Esequiel Liuson, que foi adido agrícola do Brasil em Pequim, entre 2010 até este ano. ”Nesses casos não há problema técnico, mas a China tem todo um processo – longo – para a habilitação de novas unidades”, explica Liuson.
Segundo ele, em suínos, para a China, o Brasil passou de nenhum frigorífico habilitado em 2010 para atuais cinco. Já em aves, desde 2010 existem 25 unidades autorizadas a embarcar para a China. Em bovinos, o Brasil passou de três unidades em 2010 para oito até o momento. “Temos nove frigoríficos aguardando habilitação já faz dois anos e esperamos que as autorizações saiam em breve”, informa. Apesar dessas habilitações pendentes, em 2011, o Brasil representou 60% da importação dos produtos cárneos à China.
Além da expansão das exportações de carnes, Liuson diz que o Brasil tem possibilidade de diversificar os produtos vendidos à China. “O país está atrás do nosso milho e da soja e tem interesse em importar vaca de leite viva, embriões e sêmen de bovinos e outros itens”, declara, informando que no ano que vem haverá duas reuniões importantes das autoridades chinesas nas quais o Brasil pode participar para negociar.
Fonte: Agência Estado; revisada por Ass. Imprensa Real H
COMENTÁRIOS
PECUÁRIA FORTE TV
Podcast Real H | Com Alegria, Ela Luta Bravamente Contra o Câncer
Raízes Pantaneiras: Cultura, Tradição e Evolução Genética
Os prejuízos da mastite no gado leiteiro | Tec Mix Play