Como diminuir as distocias – Matrimax

Guia de Doenças | 4 de maio de 2017

Distocia é definida como parto anormal ou dificultoso, que pode ou não necessitar de assistência. Distocia fetal é a ocorrência de anormalidades de tamanho ou posição fetal, resultando em dificuldades no parto, onde pode ser necessária a intervenção do médico veterinário para que se tenha o mínimo de risco tanto para o animal que está parindo quando para o feto que vem a nascer.

A distocia acaba atingindo vários rebanhos, causando morte de bezerros e reduzindo também a produção de leite das vacas. Embora não existam estatísticas nacionais oficiais, um grande levantamento mostrou que os partos distócicos são mais frequentes em animais de primeira cria. Vacas primíparas apresentam taxa de distocia de 28,6% enquanto que as multíparas apresentam 10,7%.

Causas

A distocia pode variar de um pequeno atraso no parto até a completa incapacidade do animal de parir. O que pode causar distocia é a raça, o tamanho do bezerro, cruzamento de raças diferentes, conformação da vaca e\ou do touro.

Parto

fotoÉ recomendado que no momento do parto, a fêmea gestante não fique próxima de grande movimentação de pessoas e equipamentos. Procurando assim favorecer o parto normal (eutócico). Durante as contrações naturais do útero, ocorre uma grande transferência de sangue para o feto. Este sangue é de extrema importância para a saúde do animal recém nascido.

Importante salientar que o produtor precisa buscar sempre partos naturais com zero de distocia, pois um parto distócico afeta diretamente a saúde do animal. A taxa de mortalidade nas primeiras 48 horas de vida em partos distócicos de grau 1, 2, 3, 4 e 5 correspondem a 8,2%, 10,1%, 34,9%, 55,2% 47,7%*.

Retenção de placenta

Outro problema que pode ocorrer após uma distocia é a retenção de placenta. Nas fêmeas bovinas as membranas fetais são eliminadas em até 12 horas depois do parto (ou do aborto). A retenção da placenta é uma patologia que causa diferentes danos à saúde do animal, é responsável por grandes perdas para a pecuária brasileira.

Facilidade nos partos

O fornecimento do Matrimax para as vacas reduz a incidência de complicações nas gestantes. Esse produto facilita os partos normais e diminui significativamente a retenção de placenta, grande causadora de sub-fertilidade futura. Sua ação faz com que ocorra o estímulo na fisiologia hormonal da fêmea prenha, fazendo com que ocorra naturalmente o aumento na dilatação do canal do parto e contração do útero.

* Dados segundo McDaniel, 1981.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    Entrevista Nair Furrer Matos

    Produtores de Leite das Alagoas Visitam Grupo ACP Filhos e Netos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!