Como identificar se a saúde dos cascos não vai bem? Parte 2

Guia de Doenças | 22 de fevereiro de 2017

Na semana passada compartilhamos a primeira parte (acesse aqui) do artigo com informações que podem ajudar a identificar se a saúde dos cascos do rebanho leiteiro não vai bem. Daremos continuidade falando sobre manejo, nutrição adequada e como a homeopatia pode servir como auxilio na prevenção e tratamento destes animais.

Quais são os fatores e condições de manejo contribuem para o equilíbrio da saúde do casco?

Vou realizar tópicos de real importância e relevância:

  • Dieta equilibra, uma boa dieta supre as necessidades fisiológicas e produtivas dos animais, já se comprovou que dietas muito ricas em alimentos energéticos, podem aumentar os desafios na estrutura dos cascos. Animal bem nutrido também possui sistema imune mais ativo.
  • Ambiente confortável e seco, vacas leiteiras são animais de alto desempenho, precisam dividir bem o seu tempo em se alimentar, ruminar e descansar, e é nesse momento que ela transforma tudo aquilo que ele ingeriu em leite, assim lugares secos e confortáveis favorecem o descanso e diminuem o desafio ambiental para os casos.
  • Piso e camas, o local em que a vaca se desloca deve estar dentro das normas técnicas já desenvolvidas, pois isso otimiza a vida do casco, evitando desgastes demasiados e contusões, as quais pode ser portas de entradas a contaminações secundárias. Procure realizar construções onde as vacas fazem o mínimo possível de curvas. Evite ruas de condução ou praças de alimentação cascalhadas ou com pedregulhos, isso agride de mais as solas dos cascos.
  • Toalete preventivo, importante às fazendas realizarem casqueamento preventivo, isso pode ser prestado por empresas especializadas ou um dos colaboradores local seja capacitado para tal manejo. Neste processo, as vacas são casqueadas de forma a manter a estrutura ideal dos cascos, retirando excessos e mantendo o aprumo correto dos componentes do caco. Esse processo é importante também, pois o técnico terá uma visão mais direcionada de como esta a saúde dos cacos, sendo ainda mais preventivo.
  • Manter um Scorre corporal ideal vacas muito magras (score corporal <2 – a escala vai de 0 a 5) não possuem quantidade ideal de gordura na estrutura interna dos cascos, assim o sistema de “amortecimento” fica debilitado, fazendo com que os animais sofram mais com traumas físicos.
  • Uso do Pé-de-Lúvio, essa técnica nada mais é do que uma grande banheira (dimensionada tecnicamente), onde há uma solução sanitizante para os cascos. Logo após a ordenha os animais passam nessa solução para uma desinfecção dos cacos, assim reduzindo a sobrecarga patológica. Dependendo da época do ano os produtos utilizados podem ter o objetivo de endurecimento da estrutura córnea também.

casco vaca casqueamento

Qual a relevância da nutrição na qualidade e na saúde do casco e como a homeopatia pode ajudar?

Como dito anteriormente, uma boa nutrição é fundamental para a saúde geral dos animais, mas se quisermos destacar dois componentes de grande importância, podemos falar da Biotina (vitamina) e do Zinco (mineral), ambos com funções de estrutura e construção dos cacos.

A Homeopatia, em especial o Foot 100, é uma formula específica para os cascos, atuando nos seguintes campos:

  • Prevenção de novas infecções atua diretamente contra o principal causador de doenças podais, o Fusobacterium necroforum. Produz uma resposta imune específica.
  • Auxiliar na cura, pode ser utilizado em processos cirúrgicos, pois tem a capacidade de auxiliar na recuperação das estruturas moles e duras do casco. Dependendo da analise e desafio, ele pode ser utilizado sozinho ou associado a quimioterápicos.
  • Mantem a higidez dos cacos, como ele estimula toda a fisiologia no casco, é fundamental para a manutenção da saúde geral, mantendo cacos mais saudáveis teremos menos ocorrências de problemas podais.

Relato de caso:

Temos registro de melhora de 17% do score de locomoção dos animais e redução de 14% de novos casos de pododermatite.

Produtos parceiros:

Para mais informações sobre estes e outros produtos consulte o Departamento técnico da Real H no (67) 3028-9000.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Por que as estradas da Real H são verdes?

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!