planejar confinamento brasil

Planejar um confinamento – Confinamento de Sucesso

Sem categoria | 23 de março de 2018

COMO PLANEJAR O CONFINAMENTO?

Você já começou a planejar o confinamento para este ano?

Daqui alguns dias o verão se despede e as chuvas diminuem. As temperaturas começam a cair, lentamente. Esses são alguns indicativos de que o inverno se aproxima. Na pecuária, a estação mais fria do ano abre espaço para esse sistema de engorda muito comum em várias regiões do país, especialmente no Centro-Oeste.

Mas, como planejar o confinamento? Quais os fatores fundamentais aos quais o produtor deve estar atento para atingir seus objetivos com esse sistema de criação intensiva? Este é o primeiro texto no Blog do Pecuária Forte que trará os principais pontos para garantir animais mais pesados na hora do abate.

Seleção de Animais

planejar confinamento com animais raça angus

Animais raça Angus

Nem todo confinamento é criado igual. As vezes o produtor não tem toda a flexibilidade que pode querer ao programar o confinamento. Por exemplo, um produtor que só consegue adquirir um insumo específico, como  a casquinha de soja. Talvez ele só tenha recursos para comprar esse alimento, ou talvez a casquinha de soja seja a única opção na sua região. Neste caso, quando o insumo não pode ser mudado, a seleção de animais deve se adequar ao insumo disponível.

Do outro lado da moeda temos um produtor que escolheu uma raça. Digamos que em sua propriedade só se trabalha com animais da raça Angus. Neste caso, a dieta deve ser adaptada à raça escolhida, levando em considerações seus pontos fortes e fracos.

Dieta

O momento de definir a dieta é importantíssimo. É aqui que o produtor otimiza o ganho de peso e as funções do metabólicas dos animais. O objetivo é manter a saúde e um ganho de peso eficiente.

Três fatores devem ser levados em consideração aqui;

  • A raça do animal influencia diretamente sua relação com a dieta. É importante estudar a fundo a raça escolhida para o confinamento.
  • A faixa etária dos animais. Animais em diferentes fases da vida têm necessidades alimentares muito diferentes que devem ser atendidas.
  • A região/o clima. Esses fatores influenciam diretamente. Quantidade de chuva, incidência de sol, temperaturas muito altas ou muito baixas. Tudo deve ser levado em consideração!

    planejar confinamento

    Milho grão inteiro – Dieta confinamento

É preciso definir como será a composição da dieta fornecida aos animais. Grãos processados ou inteiros e volumosos compõem a base de uma dieta. São algumas das opções que melhoram a eficiência de ganho dos animais.  Essas ferramentas são estratégias seguras, práticas e rentáveis aos pecuaristas

O lote

Nessa etapa, homogeneidade é a palavra chave. Animais do mesmo sexo, de peso similiar, de tamanho, faixa etária e escore corporal semelhantes. Raças puras, de origem zebuína e taurina devem ser separadas,  com grau de terminação semelhante. Aqui, a grande vantagem estará na padronização do lote, tanto no desempenho dos animais quanto no período de confinamento.

Com a formação dos lotes, o manejo sanitário é fundamental. Fazer as vacinações obrigatórias, realizar a compra de medicamentos para os próximos dias com os animais fechados

lote de confinamento bovino planejar confinamento

Confinamento – Lote Nelore

Um dos pontos mais importantes na hora de planejar o confinamento é a adaptação dos animais às dietas. Deve-se fazer a transição de modo que cada um se adapte com menor espaço de tempo possível à nova alimentação e as complicações digestivas sejam minimizadas. 

Destacamos os cinco principais passos que o produtor deve colocar no planejamento para iniciar o sistema de engorda intensivo. Este é o texto número 1. Vale lembrar que, independente do objetivo e do tamanho do seu confinamento, ter o acompanhamento de profissionais capacitados fará toda diferença na hora de colher os resultados. Este é exatamente o tema da nossa próxima postagem. Continue acompanhando os próximos textos da série especial de confinamento!

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Institucional Real H 2024 (Completo)

    Entrevista Nair Furrer Matos

    Produtores de Leite das Alagoas Visitam Grupo ACP Filhos e Netos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!