Controle eficaz da intoxicação por micotoxinas

Casos de Sucesso | Confinamento | Pecuária de Leite | 7 de março de 2023

Após os animais da família Graciolli apresentarem sintomas de intoxicação por micotoxinas o Figotonus, da Real H, entrou em cena para ajudar.

As micotoxinas são substâncias tóxicas produzidas por fungos que podem contaminar alimentos de pessoas e animais. Portanto, na pecuária a contaminação também pode causar grande prejuízos, podendo acontecer durante a colheita, transporte ou armazenamento da matéria-prima utilizada na nutrição, causando inúmeros prejuízos.

Os efeitos incluem a depressão do sistema imunológico e queda na produtividade. Além disso, em casos extremos, podem levar o animal à morte.

Assim sendo, para prevenir e tratar as intoxicações por micotoxinas, a Real H desenvolveu o Figotonusmedicamento homeopático 100% natural que favorece a saúde do fígado dos animais.

Intoxicação Por Micotoxinas

Na propriedade da família Graciolli o sr. Ivanir ainda lembra dos sintomas, nas vacas, e dos prejuízos por conta de alimentos contaminados.

Sr. Ivanir Graciolli fala sobre os efeitos da intoxicações por micotoxinas

Sr. Ivanir Graciolli

“Elas [as vacas] estufavam, pararam de comer e, também, baixou a produção. Isso porque, nós tratamos com feno que tinha um fungo. Ele era tipo uma toxina”, explica o produtor de leite Ivanir Graciolli, lembrando dos tempos em que os animais apresentara intoxicação por micotoxinas.

Em Campo Erê, no oeste de Santa Catarina, o sr. Ivanir trabalha com a esposa, dona Evandra e o filho Alisson com a finalidade de produzir leite. A média produzida por mês fica em torno dos 25 mil litros, com 38 vacas em lactação, resultando em médias superiores a 20 litros por animal ao dia. O manejo hoje conta, dentre outras tecnologias, com free stall com limpeza automatizada. A genética dos animais também evoluiu com o passar dos anos.

“Quando eu casei com o seu Ivanir, eles já produziam leite. Bem menos quantidade, claro, mas já tinham alguns animais na propriedade. E a gente via que necessitava aumentar a renda e ter mais produção. Foi onde a gente resolveu investir mais nas vacas. E hoje, graças a Deus, nós chegamos em um ponto onde a gente gostaria que chegasse. Então a gente chamou técnicos para nos auxiliar, já que as nossas vacas não estavam se alimentando bem e tinha diminuído produção. Então, foi constatado um possível intoxicação, onde a gente entrou com o Figotonus, onde, em 7 dias, tratando com o produto forçado a gente resolveu completamente o problema e as vacas voltaram a produção normal”, acrescenta da Sra. Evandra Graciolli.

Real H

O Representante Comercial Anderson Risson, que trabalha na Confortim, distribuidora Real H na Região, lembra que os animais estavam em um quadro severo de intoxicação. Segundo ele, um dos principais motivos dessa intoxicação foi a micotoxina encontrada no feno que eles estavam utilizando.

Figotonus para controlar as intoxicações po micotoxinas.

Figotonus

“Alguns animais crônicos a gente teve que tratar, mas, com a utilização também forçada do Figotonus. E, outros animais do rebanho a gente entrou com uma dosagem severa no rebanho, onde a gente já conseguiu, em poucos das, um resultado fantástico. Os animais voltaram a se alimentar a forma normal, né. E produzir da forma normal também,” explica o Representante.

Outros Medicamentos Real H

De fato, com os resultados positivos nos casos de intoxicação por micotoxinas, mais medicamentos Real H passaram a ser usados para diversos outros problemas, como o Mast 100 para a mastite e o Convert H Leite para o estresse das vacas.

“Fazia uns 15 dias que a gente tinha parado de usar e percebemos que os animais voltaram a ficar agitados. Então, voltamos a usar de novo e já obtemos resultados novamente”, explica Sr. Ivanir.

Alisson, o filho do casal, ajuda na lida diária da produção de leite e também sentiu a diferença após as tecnologias Real H passarem a fazer parte do manejo, há cerca de dois anos. “Mudou bastante. A gente vê que os animais ficam mais tranquilos. Na parte de moscas, não tem estresse com mosca, os animais. Bem tranquilo nessa parte. Usando o produto pode prevenir uma mastite e qualquer outra doença. A mão-de-obra de vacinar os animais também diminui”, complementa.

Assista ao Vídeo

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Real H CMR - Ao Vivo Megaleite 2024 13/06

    Bezerros de Elite Desmamando Até 10Kg Mais Pesados | Casos de Sucesso Fazenda São Vicente

    C. A. R. N. E. Acompanhe como foi a Central de Avaliação de Reprodutores Nelore na Estância IPB

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!