Grupo ETCO fará estudo inédito com a raça Girolando
Girolando | 16 de dezembro de 2013Um estudo inédito com touros da raça Girolando será iniciado em 2014 para avaliar a influência do temperamento no desempenho reprodutivo dos bovinos. A pesquisa será conduzida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (GRUPO ETCO) da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP Jaboticabal. Entre as medições que serão realizadas, está o nível de estresse no momento da coleta de sêmen. Além do temperamento, a parte comportamental dos reprodutores será avaliada.
As definições sobre a pesquisa foram tomadas na tarde de ontem (12/12/13), em Uberaba (MG), durante reunião entre o Coordenador Operacional do Programa de Melhoramento Genético de Girolando, Marcelo Cembranelli, os pesquisadores Marcos Vinicius Barbosa (Embrapa Gado de Leite), e Marcos Brandão (Epamig), e membros do ETCO, liderados pelo professor Mateus Paranhos. O grupo visitou o Centro de Performance Girolando, local onde ocorrerá a partir de janeiro a antes da prova 2ª Pré-Seleção de Touros. A expectativa é de que cerca de 100 reprodutores sejam avaliados.
Os pesquisadores acreditam que os resultados da pesquisa poderão ser futuramente incorporados às avaliações genéticas do Programa de Melhoramento Genético de Girolando (PMGG).
O Grupo ETCO desenvolve outros estudos com bovinos de leite sobre comportamento e bem-estar, manejo de bezerros e de ordenha.
COMENTÁRIOS
Mande sua dúvida!
PECUÁRIA FORTE TV
De 5 Hectares a Resultados Incríveis: O Empenho da Jovem Pecuarista Jane começando na Cria e Recria!
Caso de Sucesso Estância Bela Vista | "Uma diarreia muito brava. Perdi muitas bezerras"
Parceria de Sucesso Real H | José Feliciano | Rodeio Agronegócios