Guia de Raças: cavalo pantaneiro

Equinos | Guia de Raças | 15 de junho de 2017

O cavalo pantaneiro, possui mais de cinco séculos de melhoramento genético e de seleção natural até chegar ao porte físico e características que observamos hoje.

O inicio da formação desse cavalo surgiu na Espanha que os trouxeram para o Brasil. Os índios tomaram alguns desses cavalos e assim eles começaram a criação na região de Cáceres e Poconé, região do pantanal do Mato Grosso.

Um animal que está adaptado às regiões menos habitadas do Brasil. Uma raça rústica, porém domável e excelente para lidar com o gado. Luciano de Barros, pecuarista, é um dos pioneiros na criação dessa raça e conta um pouco sobre a história do cavalo pantaneiro: “Algumas famílias da região de Cáceres e Poconé preservaram esses cavalos vindos da Espanha e depois de 1970 foi determinada como raça e ai começou a seleção destes animais”, explicou.

637x325O Cavalo Pantaneiro é uma mistura racial principalmente de Equus Caballus Asiáticus e o Equus Caballus Africanus.

Para os pecuaristas da região pantaneira, não é novidade que o cavalo pantaneiro sejam ótimos para a lida com o gado. Uma raça muito resistente, e dócil.

Característica

Não é um cavalo alto, tendo como estatura que varia de 1,38m a 1,53m.  Possuem corpo alongado, garupa larga e comprida, calda e crina curtas. Cascos firmes e duros, ótimos para período de cheia do Pantanal.

Pecuaristas do pantanal tem no cavalo pantaneiro um animal muito importante para meio de transporte, uma vez que, eles são muito fortes e resistentes.

Homeopatia

Manter o controle do estresse do animal e das infestações de endoparasitas e ectoparasitas é um desafio constante para produtores rurais da região do Pantanal. A Real H, empresa dedicada a Nutrição e Saúde Animal e que adotou como responsabilidade socioambiental o desenvolvimento com sustentabilidade e rentabilidade na criação de rebanhos, é hoje uma das principais aliadas aos pecuaristas, tendo o tratamento homeopático como método preventivo e curativo.

O produto Real H Equino AC é um suplemento mineral para todos equídeos, enriquecido com farelos vegetais para maior consumo dos animais. Existem também outras rações peletizadas e fareladas voltadas especificamente para equídeos jovens, adultos, em reprodução, trabalho e esporte.

Cavalo-Pantaneiro-5

*Consulte sempre o Departamento Técnico da Real H.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!