Mortalidade embrionária em bovinos – como reduzir esse problema

Guia de Doenças | Negócios | 11 de maio de 2017

A mortalidade embrionária em bovinos reflete diretamente na lucratividade dos negócios pecuários. Ela é um problema de grande importância nas criações de gado. No Brasil cerca de um bilhão de dólares são perdidos no agronegócio causados pela mortalidade embrionária precoce.

Para ajudar a prevenir e reduzir as perdas por morte embrionária a Homeopatia Veterinária Real H tem sido uma ótima ferramenta. Muito eficaz na melhora dos índices reprodutivos.

Fases

Quando a morte embrionária ocorre no inicio da gestação, normalmente ocorre a “reabsorção embrionária”. Isso é, quando não se detectou nenhum sinal de perda, como por exemplo, corrimentos irregulares, ou quando não se localizou o feto expelido e a fêmea já voltou ao estro.  fotos-de-vacas-holandesas

Em rebanhos com observações constantes, conseguimos averiguar cios e retorno ao cio, o retorno ao cio de 45 dias após uma inseminação artificial (IA) ou monta natural (MN) e um indicativo que possa ter ocorrido perda ou “reabsorção” embrionária.

Causas

Não existe apenas uma causa para a perda embrionária. Para citar algumas, podemos listar causas ambientais, infecciosas e as de fator genético ou endocrinológicos. As causas infecciosas correspondem a cerca 25 a 30% do total das mortes embrionárias.

As variáveis do ambiente também colaboram bastante para esse tipo de perda. A temperatura do ambiente pode prejudicar diretamente a fertilidade dos bovinos. Outro aspecto climático de extrema importância é a umidade relativa. Uma elevada umidade relativa dificulta a dissipação de calor pelo animal.

Existe uma relação entre Temperatura e Umidade, isso gera um índice, conhecido como THI, estudos mostram que THI  acima de 60 já denota estresse térmico às vacas leiteiras.

Dos fatores endócrinos, a taxa de progesterona no inicio da gestação é a causa citada frequentemente por pesquisadores como decisiva.

Monitoramento

Importante monitorar vacas dentro de um programa reprodutivo prudente e que zele pela saúde e conforto animal. Normalmente as vacas começam a ser disponibilizadas para os serviços reprodutivos após o Período de Espera Voluntario (PEV), esse período varia nas fazendas, indo de 30 dias até 45 dias, a partir dai ela poderá ser disponibilizada para a IA, IATF, TE e MN.

noticias_1446749559Muitos veterinários já buscam manejar as vacas querendo estimular um cio natural logo após o PEV, pois no cio natural as taxas de concepção são maiores. Após o primeiro serviço o diagnóstico precoce é uma ferramenta importante, mas que deve ser usada com prudência pelos profissionais, pois com ela podemos identificar os animais vazios e estimular novamente um cio. Atualmente a forma de diagnóstico mais precoce é o ultrassom, mas esta chegando no mercado testes rápidos por mensuração hormonal na urina, sangue e leite.

 Homeopatia

Buscado estimular cios férteis, equilibrando o funcionamento de todo o sistema reprodutivo, a  homeopatia faz com que as cascatas hormonais sejam mais estáveis e solidas. Estudos revelam que ocorre um estimulo considerável de progesterona após a fecundação, isso auxilia consideravelmente a fixação embrionária.

shutterstock_316942412O Embrioplus é um produto homeopático criado pela Real H e é indicado para reduzir a incidência de morte embrionária no primeiro terço da gestação de vacas, búfalas, éguas, jumentas, cabras e ovelhas. Este período é quando a progesterona se faz presente no corpo lúteo, a partir do primeiro terço da gestação, a produção de progesterona é sustentada pela placenta.

Junto ao Embrioplus podemos associar o ProCio, ambos irão trabalhar em conjunto para favorecer as fases progesterônica e estrogênica respectivamente. Em avaliações de rebanhos tratados e não tratados, tivemos uma média de 17% a mais de prenhes sobre a media de referencia contemporânea e regional. Isso significa 17 prenheses a mais a cada cem serviços.

 

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!