
- Blog
- Reprodução
- Planejamento da estação de monta
Planejamento da estação de monta
Conteúdo
- A estação de monta é o período estabelecido para que as fêmeas (matrizes) sejam manejadas a fim de obter o máximo de prenhezes em um curto espaço de tempo, objetivando aumentar a eficiência da reprodução bovina.
A estação de monta é o período estabelecido para que as fêmeas (matrizes) sejam manejadas a fim de obter o máximo de prenhezes em um curto espaço de tempo, objetivando aumentar a eficiência da reprodução bovina.
Na pecuária de corte, o planejamento adequado da estação de monta permite otimizar o serviço da fazenda através da diminuição dos manejos como, por exemplo, a concentração dos partos, das vacinações e desverminações. No manejo extensivo de bovinos de corte, as condições climáticas podem interferir na fertilidade do rebanho. Sendo assim, no planejamento da estação de monta devemos considerar a disponibilidade de pastagens, época de nascimento dos bezerros e mão-de-obra. É de fundamental importância a presença de um técnico que avalie sistematicamente o estado sanitário do rebanho. Assegurando que os animais estejam livres de endoparasitas e ectoparasitas e, principalmente, de doenças como: Brucelose, Campilobacteriose, Triconomose e Rinotraqueíte Infecciosa Bovina, que podem causar grandes impactos reprodutivos. Além da avaliação da sanidade, é necessário a realização de exame clínico e andrológico dos touros. Identificar os machos inférteis. É possível a necessidade de descarte e aquisição de novos animais. Sendo que estes devem ser inseridos ao rebanho, no mínimo, quarenta dias antes da abertura da estação de monta. Esse manejo possibilitará a ambientação dos animais em casos de realização da monta natural, ou repasse com touro. Diversos estudos são desenvolvidos a fim de determinar o número ideal de fêmeas a serem colocadas com os machos. Atualmente, a relação de 20 a 30 fêmeas para um touro tem apresentado bons resultados. Porém, podemos considerar incluir animais de alto potencial reprodutivo sob maior desafio sem que haja prejuízos quanto a fertilidade. Vale a pena ressaltar que o potencial reprodutivo do touro dependerá de variáveis como: tamanho do animal, topografia, oferta de alimentos, categoria das fêmeas e, também, idade dos machos pois, touros jovens devem ser inseridos em um lote com menor número de matrizes e sem a presença de machos com idade superior devido à possibilidade de dominância.


Dener Dias
Olá, me chamo Dener Dias e sou jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Me formei em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosto de escrever e cantar, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. Inclusive, escrevi o livro-reportagem Poeira Branca, no qual falo sobre...
Ler mais