Requeima: conhecendo, prevenindo e combatendo a fotossensibilização

Requeima: conhecendo, prevenindo e combatendo a fotossensibilização

Compartilhe nas redes sociais!
Conteúdo

    A requeima, também conhecida como fotossensibilização, é uma reação de sensibilidade da pele, córneas e mucosas dos animais à luz solar. Esta doença tem alta incidência em bovinos, principalmente a faixa etária que vai da desmama até os dois anos, mas também pode acometer ovinos, caprinos e equinos.

    A fotossensibilização ocorre quando substâncias fotodinâmicas acumulam-se sob os tecidos do animal e reagem à luz solar, principalmente nas áreas menos pigmentadas, provocando lesões semelhantes a queimaduras nesta pele.

    A fotossensibilização pode ser primária ou secundária. Na forma primária o animal ingere plantas que contem agentes fotodinâmicos, como a Brachiaria sp, que passam pelo fígado sem causar danos, vão à corrente circulatória periférica e quando recebem a luz solar, provocam o quadro de sensibilização.

    af4c9a81eb0d316742691d06f507f33bNa forma secundária o fígado é lesado por toxinas e isto causa um distúrbio hepático, prejudicando seu funcionamento pleno.

    Uma vez acometido pela doença, o animal pode perder peso e produzir menos leite, apresentar febre, diminuição dos movimentos ruminais, desconforto, ficar inquieto e com o agravamento do problema pode-se observar icterícia, lacrimejamento de olhos, salivação excessiva e piora no quadro da dermatite. As lesões na pele podem ser uma porta de entrada para outros microorganismos, o que levará a infecções secundárias podendo agravar ainda mais o quadro.

    Para os casos com pouca gravidade, a retirada do animal de pastos ensolarados para a sombra e com espécie forrageira diferente pode ajudar na cura da fotossensibilização, no entanto, medicamentos homeopáticos mostram-se uma boa alternativa para acelerar este processo de recuperação.

    O Figotonus é um composto homeopático que estimula as atividades hepáticas do bovino. Além de ajudar na cura da doença, o medicamento serve ainda como preventivo, fortalecendo o fígado do animal, evitando que ocorra o problema da requeima. Este produto não tem nenhuma contraindicação nem riscos em casos de superdosagem.

    *Consulte sempre um médico veterinário e para maiores esclarecimentos consulte o Departamento Técnico da Real H.

    CMR - Saúde Animal
    CMR - Saúde Animal

    Olá, somos a CMR Saúde Animal e fazemos parte do Grupo Real H, o maior laboratório de Homeopatia Veterinária da América Latina. Nossa marca nasceu para enfrentar os desafios sanitários da pecuária moderna com eficiência. Hoje, somos especialistas no controle de doenças e parasitas que...

    Ler mais
    Equino H

    Receba novidades exclusivas