Infestação de carrapatos em bovinos aumenta no verão
Guia de Doenças | 15 de março de 2017Nos meses que compreendem os dias mais quentes do ano, aumenta a incidência de um problema que a maioria dos pecuaristas já conhece, a proliferação de carrapatos.
Os carrapatos são parasitas que trazem vários transtornos para a saúde do animal, diminuem a produção de leite e o ganho de peso, desvalorizam o couro do animal, provocam irritação e gastos com tratamentos além de serem os vetores da transmissão de algumas doenças, entre elas a babesiose, também conhecida como tristeza parasitária bovina.
A proliferação destes parasitas aumenta no verão, pois o clima quente e úmido favorece a eclosão dos ovos dos carrapatos e sua sobrevivência no ambiente. O ciclo deste parasita dura cerca de 21 dias e ao final deste ciclo cada fêmea pode colocar cerca de 3.000 ovos no ambiente, aumentando ainda mais a infestação durante este período.
O controle dos carrapatos
É sempre importante lembrar que o controle dos carrapatos não deve ser feito apenas durante o verão, que é quando aumenta a incidência desses parasitas. O ideal é realizar o controle estratégico de forma que, quando houver melhores condições para os parasitas, os mesmos já estejam em níveis reduzidos, minimizando as infestações nas épocas de chuvas.
Além disso, é pertinente falar sobre a questão da resistência aos acaricidas regularmente utilizados, o uso indiscriminado e constante de produtos químicos também acarreta em extinção de predadores naturais do carrapato (garça branca, formigas, aranhas, roedores, etc).
Neste cenário, a utilização de produtos homeopáticos torna-se uma ferramenta muito eficiente para o controle dos parasitas. Por estimular as barreiras de defesa naturais do organismo do animal à nível de pele, dificultando a alimentação do parasita, não há possibilidade de ocorrer o problema da resistência por parte dos carrapatos.
Desta forma, a Real H empresa pioneira na utilização de homeopatia a nível de rebanho, disponibiliza o produto Carrapat 100 para prevenção e controle dos carrapatos em bovinos, sejam eles de corte ou de leite. Este medicamento não possui contraindicações nem riscos à saúde dos animais nem do homem que manipula o produto.
*Consulte sempre um médico veterinário e para mais esclarecimentos consulte o Departamento Técnico da Real H.
COMENTÁRIOS
PECUÁRIA FORTE TV
De 5 Hectares a Resultados Incríveis: O Empenho da Jovem Pecuarista Jane começando na Cria e Recria!
Caso de Sucesso Estância Bela Vista | "Uma diarreia muito brava. Perdi muitas bezerras"
Parceria de Sucesso Real H | José Feliciano | Rodeio Agronegócios