Infestação de carrapatos em bovinos aumenta no verão

Guia de Doenças | 15 de março de 2017

Nos meses que compreendem os dias mais quentes do ano, aumenta a incidência de um problema que a maioria dos pecuaristas já conhece, a proliferação de carrapatos.

Os carrapatos são parasitas que trazem vários transtornos para a saúde do animal, diminuem a produção de leite e o ganho de peso, desvalorizam o couro do animal, provocam irritação e gastos com tratamentos além de serem os vetores da transmissão de algumas doenças, entre elas a babesiose, também conhecida como tristeza parasitária bovina.

A proliferação destes parasitas aumenta no verão, pois o clima quente e úmido favorece a eclosão dos ovos dos carrapatos e sua sobrevivência no ambiente. O ciclo deste parasita dura cerca de 21 dias e ao final deste ciclo cada fêmea pode colocar cerca de 3.000 ovos no ambiente, aumentando ainda mais a infestação durante este período.

O controle dos carrapatos

IMG_0023 (3)'É sempre importante lembrar que o controle dos carrapatos não deve ser feito apenas durante o verão, que é quando aumenta a incidência desses parasitas. O ideal é realizar o controle estratégico de forma que, quando houver melhores condições para os parasitas, os mesmos já estejam em níveis reduzidos, minimizando as infestações nas épocas de chuvas.

Além disso, é pertinente falar sobre a questão da resistência aos acaricidas regularmente utilizados, o uso indiscriminado e constante de produtos químicos também acarreta em extinção de predadores naturais do carrapato (garça branca, formigas, aranhas, roedores, etc).

Neste cenário, a utilização de produtos homeopáticos torna-se uma ferramenta muito eficiente para o controle dos parasitas. Por estimular as barreiras de defesa naturais do organismo do animal à nível de pele, dificultando a alimentação do parasita, não há possibilidade de ocorrer o problema da resistência por parte dos carrapatos.

Desta forma, a Real H empresa pioneira na utilização de homeopatia a nível de rebanho, disponibiliza o produto Carrapat 100 para prevenção e controle dos carrapatos em bovinos, sejam eles de corte ou de leite. Este medicamento não possui contraindicações nem riscos à saúde dos animais nem do homem que manipula o produto.

*Consulte sempre um médico veterinário e para mais esclarecimentos consulte o Departamento Técnico da Real H.

COMENTÁRIOS

Mande sua dúvida!

    PECUÁRIA FORTE TV

    Fazenda Rromy: 50% Menos Tristeza e Controle de Carrapatos com Ectrol MD

    A Revolução da Pecuária Regenerativa: O Papel Transformador da Real H

    Nova Linha H Tech Real H | Conhecendo Alguns Produtos

    MAIS PROGRAMAS
    Estamos a disposição!